- Papai e mamãe, quantas vezes já falei para desligarem a torneira enquanto estão escovando os dentes?
- Mamãe, quantas vezes tenho que falar para a senhora aprender a primeiro ensaboar os pratos e depois lavá-los todos de uma só vez?
- Papai, primeiro ensaboa-se o carro, e só depois é que o lava por completo.
João não aguentava mais, sempre as mesmas recomendações e os pais continuavam a fazer as coisas erradas.
- João, acho linda essa sua preocupação com o desperdício de água em nossa casa, mas você não acha que está muito preocupado com isso? – Falou a mãe.
- E a senhora acha que não deveria me preocupar? A qualquer momento a água do mundo pode acabar por culpa das pessoas que não a usam corretamente e a senhora acha que devo ficar calmo? – Falou João.
- Acho sim! – Falou a mãe.
- Mas não posso, sou responsável pelo futuro do planeta, o mundo precisa de mim! – Falou João.
- Mas filho, você sozinho não pode salvar o mundo.
- O mundo não, mas fazendo minha parte posso salvar minha casa, posso ensinar a minha família a usar corretamente a água e quando atingir esse objetivo estarei satisfeito e consciente que fiz minha parte para preservar a água no mundo.
- Que maravilhoso pensar assim filho! – Falou a mãe.
- Vem aqui mamãe, olhe nosso jardim, pra quê ligar uma mangueira se um regador dá conta do recado, gasta menos e as plantinhas ficam satisfeitas, água demais é até ruim para elas, assim é a forma ideal de regá-las. – Falou João.
- Tudo bem João, você me convenceu e de hoje em diante estarei do seu lado na luta para conscientizar nossa família a usar corretamente a água e depois vou até dar umas dicas para nossa vizinha, ela gasta muita água no jardim. – Falou a mãe.
- É esse meu objetivo, vamos fazer uma corrente do bem, eu ensino minha família, minha família ensina os vizinhos, os vizinhos aos amigos e assim uns aos outros vão ensinando a economizar água e quando menos percebermos essa pequena atitude que começou aqui, em nossa casa, estará pelo mundo inteiro. – Falou João.
- Você é um gênio João. – Falou a mãe.
- Só quero o melhor para mim e para o mundo, e se aprendemos a usar a água corretamente todos sairão ganhando. – Falou João.
E assim, o pequeno João fazendo sua parte com sua família foi conseguindo seu objetivo, aos poucos sua corrente do bem foi chegando a todos os lugares do mundo. Chegará o dia em que não haverá desperdício de água, pois todos conhecerão as atitudes de João e aprenderão com ele a não desperdiçar água.
MINÉIA PACHECO
www.mineiapacheco.com.br
Nossa missão é transmitir valores através de contos infantis.