
Quero ser sempre o primeiro!
Pedro sempre queria ser o primeiro da turma na escola, ser o primeiro em casa e ser o primeiro entre seus amigos da rua. Brigava, empurrava e sempre fazia o que fosse possível para chegar em primeiro.
Na escola, entregava as tarefas malfeitas, pois as fazia na correria só para ser o primeiro a terminar; na hora da fila, derrubava e empurrava quem estivesse em sua frente, não admitia alguém chegar à sua frente. Seus amigos da escola já não gostavam mais de estar com ele.
Em casa não era diferente, brigava bastante com seu irmão mais velho, pois queria ser sempre o primeiro na hora do banho, ser o primeiro para comer e ser o primeiro a chegar à sala de televisão, tudo para Pedro era uma disputa.
E com os amigos da rua, só queria ser o primeiro nas brincadeiras, não suportava perder, e para isso, algumas vezes, ele chegava a machucar os colegas para poder chegar em primeiro lugar. Com esse tipo de atitude, ele foi sendo excluído entre os amigos da rua.
Chegou-se um tempo em que ele acabou ficando sem amigos na escola, seu irmão parou de falar com ele e os colegas da rua não o chamavam mais para brincar. Pedro acabou só! Ele se sentiu muito triste, não queria ficar sem amigos, não queria ficar mais sozinho...
Seu irmão o observou triste no quarto e foi conversar com ele:
- Pedro, porque não saiu para brincar hoje?
- Ninguém quer brincar mais comigo, meus amigos da escola não falam mais comigo, meus colegas da rua não me chamam para brincar e você até pouco tempo não estava falando comigo, estou me sentindo muito sozinho. - Falou Pedro.
- Quer saber qual é seu problema? – Perguntou o irmão.
- Claro que sim.
- O seu problema é querer sempre ser o primeiro em tudo que faz.
- Qual o problema em querer ser o primeiro sempre?
- O problema é que você está obcecado demais em querer ser sempre o primeiro e por isso passou a agredir, brigar, derrubar, e esqueceu de que o mais importante é respeitar o próximo. Por isso, todos os seus amigos e eu nos distanciamos, pois estava complicado demais ficar junto de você. Sabe, nem sempre o mais importante é ser o primeiro, até por que ser o primeiro sempre, às vezes, perde a graça. O importante mesmo é conservar nossos amigos, respeitá-los e ser feliz ao lado deles.
- Nossa! Não sabia que querer ser sempre o primeiro estava causando todos esses problemas. Amanhã mesmo irei mudar, não quero ficar sozinho, quero ter amigos e ser feliz ao lado deles. – Falou Pedro.
No dia seguinte, na escola, Pedro era outra criança, ficou mais calmo e não estava se importando em ser o primeiro; terminou a tarefa com calma e por isso ela ficou linda, bem feita e recebeu até os parabéns da professora. Na hora da fila, levantou com calma, ficou em quarto lugar e não se importou, seus amigos notaram seu comportamento e na hora do recreio o chamaram para brincar, brincaram bastante sem brigar. Com os colegas da rua, foi do mesmo jeitinho, brincaram e se divertiram muito sem se importar quem seria o primeiro, pois o mais importante era a alegria de estarem juntos.
Pedro enfim aprendeu que ser o primeiro nem sempre é legal, aprendeu que fazer as coisas com calma, respeitar os amigos e fazer sempre o que é certo é o que nos fez ser o primeiro, o primeiro em boas maneiras!
MINÉIA PACHECO
www.mineiapacheco.com.br
Nossa missão é transmitir valores através de contos infantis.