Um porquinho comilão!
Sebastião tinha uma grande paixão... A comida! Comia de tudo e em grande quantidade. A toda hora corria atrás de algum alimento, não conseguia parar de comer.
Sua mãe andava muito preocupada, pois o pequeno Sebastião estava engordando demais, daqui a algum tempo, ele não conseguiria nem mais andar de tão pesado. Ela sempre falava:
- Meu filho, pare um pouco de comer, desse jeito você vai explodir!
Mas Sebastião não dava importância aos conselhos da sua mãe, e a cada dia, comia mais ainda. Não conseguia brincar com seus amigos, se cansava muito e queria logo sentar para novamente comer.
Certo dia, houve uma grande festa entre os vizinhos e todos os moradores da região foram convidados, inclusive Sebastião, haveria comida à vontade para todos os convidados.
- Filho, é melhor não irmos a essa festa.
- Por que mamãe?
- Não vai dar certo, você não pode ver comida, tenho medo que acabe comendo tudo por lá.
- Pode deixar mamãe, irei me comportar!
Ao chegarem à festa todos pararam para olhar Sebastião e sua mãe chegando, pois ele estava tão gordo que chamava a atenção de todos. E Sebastião, ao ver toda aquela fartura de comida não pensou duas vezes, correu para a mesa e começou a devorar tudo de uma só vez!
Quando terminou não restou mais nada para os demais convidados, percebendo o que acabava de fazer, ficou envergonhado e correu para casa.
- Filho, o que anda acontecendo com você?
- Não sei mamãe, tenho muita fome e sinto vontade de devorar toda comida que vejo. Desculpe-me por ter dado vexame na festa, estou muito envergonhado e nunca mais sairei de casa.
- Não é fugindo dos problemas que iremos nos livrar deles, temos que enfrentá-lo!
- Como podemos?
- Primeiro, iremos pedir desculpas a todos que estavam na festa, depois iremos ocupar sua mente com outras coisas para ver se você esquece um pouco de comer, e por último, a partir de hoje quero ver você fazendo exercícios todos os dias, estamos combinados?
- Estamos sim mamãe, quero mudar o mais rápido possível!
E assim foi feito. Durante o dia, Sebastião ocupava a mente lendo, escrevendo, brincando e fazendo exercícios. A vontade de comer foi passando. Seu esforço e sua vontade de mudar foram tão grandes que, em pouco tempo, já percebia melhoras em seu físico.
- Filho, aprenda que quando ocupamos nossa mente com outras coisas nos livramos de manias que nos fazem mal.
- Estou muito feliz por ter me livrado da mania de comer demais e irei continuar sempre a ocupar minha mente com outras coisas.
- Tudo na vida deve ter um equilíbrio... Nem demais nem de menos, na medida!
- Agora estou sabendo equilibrar tudo, pois, estou brincando, comendo, lendo, escrevendo, tudo com cautela, sem exageros.
- E é assim que devemos sempre agir!
MINÉIA PACHECO
www.mineiapacheco.com.br
Nossa missão é transmitir valores através de contos infantis.