
Desde pequeno, Clóvis tinha certo fascínio pelo mundo animal. Todo animal que ele encontrava, parava para observá-lo e admirá-lo. Mas entre todos, ele tinha uma grande paixão pelos cachorros. E quando lhe perguntavam o que ele queria ser quando crescer, sem hesitar ele respondia:
- Quero ser veterinário!
O tempo passou e Clóvis em um belo adulto se transformou, formou-se no curso de medicina veterinária e montou seu próprio consultório de animais, estava realizado e muito feliz com seu trabalho.
Certo dia, ao sair do seu consultório, ele observou um pequeno cachorrinho sendo desprezado pelo seu dono, um menininho que aparentava ter uns sete anos.
- Saia daqui seu cachorro imundo não quero mais saber de você, vá embora, ou irei te dar um chute!
- Ei menino! – falou Clóvis. Por que maltratas esse pequeno cachorro? O que ele te fez?
- Ele fez xixi na minha cama e por isso irei jogá-lo na rua.
- Mas ele não teve culpa, o bichinho não sabia o que estava fazendo.
- É claro que sabia, os cachorros são muito espertos! Estou com muita raiva dele...
O menino se preparava para chutá-lo até que Clóvis o repreendeu:
- Seus pais não lhe ensinaram o quanto é errado maltratar os animais? Será que você não percebe o quanto eles são indefesos e não merecem ser tratados dessa forma?
- Eles não sentem nada!
- Você está muito enganado, eles têm muitos sentimentos. Fico muito triste em saber o quanto você não compreende e não respeita os animais. Sabe garoto, você não merece ter animais, não merece receber o carinho deles.
- Não fale assim comigo, nunca ninguém me falou que os animais têm sentimentos, como poderia saber que eles os têm?
- Pois fique sabendo que eles têm e muito... E ficam muito tristes quando são tratados dessa forma.
- Estou muito triste por ter tratado tão mal meu cachorrinho, desculpe-me!
- Vamos ao meu consultório para fazermos uns exames nele.
- Vamos sim...
Então Clóvis, o menino e o cachorro foram ao consultório veterinário, fizeram muitos exames no cachorrinho e o doutor deu muitas dicas de como tratar bem os animais, falando que eles devem ser tratados sempre com muito carinho e respeito.
Daquele dia em diante, o menino sempre passava no consultório do Dr. Clóvis para agradecer pelos ensinamentos, e o cachorrinho sempre ia com ele, haviam se tornado grandes amigos, inseparáveis!
- E aí garoto... – Falou Clóvis. O que você deseja ser quando crescer?
E sem hesitar ele falou:
- Quero ser veterinário como o senhor para poder ajudar muitos animais que são maltratados por aí! Isso é um crime e eles devem ser sempre muito bem tratados.
- Muito bem garoto. Estou muito feliz em saber o quanto você aprendeu e tenho certeza de que você irá ajudar muitos animais por aí!
MINÉIA PACHECO
www.mineiapacheco.com.br
Nossa missão é transmitir valores através de contos infantis.