
Carlitos, um pinguim aprendendo a valorizar a amizade!
Não dava! Os amigos até que tentavam brincar com Carlitos, mas ele não ajudava. Não era comportado, queria fazer tudo diferente e não aceitava as normas das brincadeiras. E com isso, aos poucos, estava ficando de lado no grupo dos amigos.
Mas Carlitos não dava importância e sempre falava:
- Não ligo para vocês, prefiro brincar sozinho!
Saía para pegar seus brinquedos e começa a brincar sozinho. Os primeiros minutos até que ele se divertia de verdade sozinho, mas com o passar do tempo a brincadeira ia ficando sem graça e necessitando da presença de algum amigo. Olhava para os lados e não encontrava nenhum pinguim disposto a brincar com ele.
- Esses pinguins daqui são muito chatos, é melhor brincar sozinho, do que mal acompanhado!
Ele então resolveu inventar uma nova brincadeira e começou a pular, correr... Até que caiu e machucou a pata, estava longe, sem nenhum amigo por perto para ajudá-lo, ficou preocupado e pensando como sairia dali se não podia andar.
O tempo passou e nada de ninguém chegar para ajudá-lo, já estava anoitecendo e o medo começou a invadi-lo. Não queria ficar ali sozinho, não queria passar a noite longe de todos e pensou:
- Se eu tivesse valorizado meus amigos, respeitando cada um deles, não estava aqui sozinho e machucado. Nunca fui feliz brincando sozinho, é muito ruim, sentia muito a falta deles, mas não queria aceitar nem respeitar a normas, agora estou aqui sozinho e machucado, sem ninguém para me ajudar!
A noite passou e ninguém veio ajudá-lo, Carlitos teve que passar a noite sozinho, com frio e machucado, ao amanhecer ouviu passos... Olhou ao redor e viu de longe um grupo de pinguins a sua procura, eles gritavam:
- Carlitos, onde você está?
- Aqui! – Ele gritou.
Os amigos o viram, chegaram próximo e falaram:
- Logo cedo sentimos a sua falta e percebemos que você não havia dormido por lá. O que houve?
- Estava tentando inventar uma nova brincadeira, uma em que se podia brincar sozinho, comecei a correr e a pular até que me machuquei e não consegui mais voltar.
- Você dormiu aqui?
- Sim, mas foi bom...
- Foi bom?!
- Sim, porque só assim aprendi que não é bom brincar sozinho e que não podemos viver sem amigos. Aprendi a valorizar cada um de vocês. Obrigado por terem vindo me ajudar!
- Sabe Carlitos, nós sabíamos que mais cedo ou mais tarde você iria aprender que a vida sem amigos é chata e sem graça. Que bom que você já aprendeu!
- Aprendi sim, de uma forma triste, mas aprendi!
- Agora vamos voltar e cuidar desses ferimentos!
- Vamos sim... Quero ficar bom logo e voltar a brincar muito com todos vocês!
- Iremos brincar muito, querido Carlitos!
MINÉIA PACHECO
www.mineiapacheco.com.br
Nossa missão é transmitir valores através de contos infantis.